RDC Barba 14/07/2005 Anexo V
De acordo com o Ministério da Saúde e Agência de Vigilância Sanitária, produtos Depilatórios e Epilatórios não utilizar com a finalidade de barbear.
Conforme estudos de anatomia da pele e do pelo, é necessário compreender as características dos mesmos, segundo revisão de literatura Steiner (2010, p1) a pele masculina apresenta:
- Pele com tendência a Desidratação, 24%, mais sudorese que a pele feminina
- Fluxo sanguíneo 50% Maior
- Perda de 25% da firmeza natural após os 30 anos
- PH mais ácido
- Pele mais oleosa
- Pelos mais resistentes
- Pelos mais grossos devido ação diária de agressão da lâmina de barbear
As diferenças também estão presentes na derme e epiderme, que segundo BRENNER (2004, p.4) a pele do homem é mais áspera e grossa, as glândulas sebáceas, os poros, os ostios são maiores e mais resistentes por possuírem maior número de fibras colágenas:
Conclusão: A pele do homem é mais debilitada. Além disso, os homens têm uma quantidade imensamente maior de pelos, e a espessura deles é mais grossa devido à ação da lâmina de barbear. É muito comum, também, encontrar dois ou mais pelos dentro do mesmo folículo. A Epilação causa micro lesões na pele para a saída do pelo. Considerando as informações anteriores, é possível, portanto, compreender que, na barba, essas lesões são maiores, o que abre caminho para inflamações, infecções mais graves e hiperpigmentação pós-inflamatória. Afinal, a pele do rosto fica mais exposta a contaminações de diversos tipos. Por estes motivos, os critérios de segurança do Ministério da Saúde e da Anvisa não autorizam a Epilação de Barba!
por Ricardo Triano – Julho/2021
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/rdc0211_14_07_2005.html
Leia Também:
Você sabe a diferença entre Foliculite e Pseudofoliculite?
Como começar a trabalhar com depilação
15 de julho Dia do Homem: Dicas Essenciais para o Autocuidado Masculino





